top of page

      Com relação a sua inserção na água, devem estar submersas com pelo menos 3 cm (centímetros) da superfície, sendo mantidas com o auxilio de flutuadores que sejam fixados na margem ou no fundo do local. É recomendável que as gaiolas estejam a 1 m (metro) do fundo da água (ideal de 2 metros). Considerando Bagres Americanos que produzam 600 g (gramas) em 180 dias, os alevinos devem possuir de 2 a 3 cm (centímetros) de comprimento e a taxa de estocagem (por gaiola) deve ser de 28 a 30 peixes/m³ (peixes por metro cúbico), sendo os peixes dependentes de alimentação externa.

Bagre Americano: Sistemas de Cultivo

     Aqui será possível compreender os principais sistemas de cultivo utilizados para o Bagre Americano (Ictalurus punctatus), com imagens ilustrativas e pontos importantes sobre cada sistema.

      Para os Bagres Americanos, é recomendável sistemas de cultivo que podem preconizar o uso de água estática (sistemas como esse utilizam, normalmente, tanques como unidades de cultivo, onde após o enchimento inicial só é adicionado água para repor eventuais perdas com infiltração ou evaporação), ou em fluxo contínuo permanente (sendo utilizado, normalmente, raceways como unidades de cultivo). Em ambos os casos, podem ser utilizados gaiolas. 

      Considerando os números de produtividade, é de 5.600 a 11.200 kg/ha no sistema de cultivo estático. No caso do sistema com fluxo contínuo de água, a produtividade pode alcançar números de 1.100.000 kg/ha (de área inundada). Dessa forma, o Site Interativo Three Fish listou abaixo três tipos de cultivo que podem ser utilizados para o Bagre Americano.

​               CULTIVO EM GAIOLAS: É um sistema que possuí algumas vantagens, tais como:

  1. Utilização de ambientes aquáticos que normalmente não utilizados para a aquicultura (lagos, reservatórios, açudes e afins);

  2. Coleta simplificada dos peixes por eles estarem concentrados em um pequeno volume de água dentro das gaiolas.

      Em contrapartida, o sistema de gaiolas também possuí desvantagens, como por exemplo:

     

  1. Altos custos com alimentação se comparado a outros tipos de sistemas, por conta da dependência dos peixes por dietas artificiais;

  2. Baixa disponibilidade de oxigênio por conta do ambiente das gaiolas serem restritos em tamanho, inibindo que os peixes possam procurar lugares mais oxigenados;

  3. Transmissão de doenças mais rápido, devido ao fato de haver alta concentração de peixes em um espaço limitado.

      Para a confecção do sistema de gaiolas, podem ser utilizados diversos materiais e vários formatos de gaiolas (cilíndricas, retangulares ou quadradas). Elas devem apresentar, em média, de 1 a 2 m (metros) de profundidade, por 4 m³ (metros cúbicos) de volume. A malha utilizada deve ser de 12,7 mm (milímetros), pois evita que os peixes saiam e também proporciona a circulação da água. As telas podem ser de materiais como nylon, plástico (polietileno), ou aço galvanizado (o mais resistente). Observem um modelo de gaiola na imagem abaixo.

             RACEWAYS: Também é um sistema de cultivo que pode ser utilizado para o Bagre Americano, possuindo vantagens, como por exemplo: 

  1. Por unidade de área a produção é maior (por exemplo, obter a produtividade de 44 kg de Bagre Americano/ m³ de água);

  2. Facilidade na despesca, alimentação e na realização de tratamentos contra enfermidades (melhor visualização dos peixes).

      No entanto, quanto as desvantagens, podemos citar:

  1. Altos custos devido a necessidade de vazão de água, onde o sistema depende de bombas para o abastecimento do sistema. 

      É um sistema de fluxo contínuo, ou seja, ocorre um abastecimento contínuo nos tanques (que podem ser de formato retangular ou circular de concreto ou outro material que seja resistente ao atrito da água em sua parede), onde o fluxo ótimo de água tem variação dependendo da espécie e estágio de vida do peixe, sendo o recomendável de 4 a 6 trocas de toda a água dos tanques de cultivo a cada hora. O fluxo de água que entra nos tanques, deve ser em quantidade suficiente para realizar a limpeza rápida dos mesmos e promover a retirada do máximo de catabólitos (sem que exija dos peixes um esforço tão grande com a natação), para não haver gastos desnecessários de energia que seria utilizada para o crescimento.

    Além disso, é um sistema que pode funcionar aberto (não é reutilizada a água) ou fechado (a água é reutilizada após tratamento, embora tenha custos muito altos para esse processo). Com relação a densidade de estocagem, é recomendável 10 kg de peixe/ m³ (considerando a utilizaçao de alevinos de 110 gramas) em condições de constante concentração de oxigênio dissolvido em água ( 7 milímetros/litro de água).

              CULTIVO SEMI-INTENSIVO: O cultivo semi-intensivo também pode ser utilizado com o Bagre Americano

mas para aumentar a biomassa deva ser utilizado aeração.

      É um sistema de cultivo em tanques com água estática, e é recomendável a densidade de 3750 a 5.000 peixes/ha, podendo em casos de aeração mecânica a estocagem de 10.000 a 13.000 peixes/ha.

bottom of page