Bagre Americano: Nutrição e Alimentação
Aqui será possível compreender de forma sucinta e explicativa a nutrição e alimentação do Bagre Americano (Ictalurus punctatus), além de ser disponibilizado links externos de publicações científicas complementares sobre o assunto.
EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS E ALIMENTAÇÃO: O bagre americano possuí um sistema digestivo relativa-
mente desenvolvido, ou seja, o consumo e aproveitamento das dietas fornecem resultados satisfatórios. Dessa forma, podemos considerar três estágios de desenvolvimento com suas respectivas exigências nutricionais e alimentação:
-
Pós-larvas: O fornecimento de alimentação deve ser de hora em hora, à base de 25% da biomassa por dia, sendo reduzida gradativamente para 5-10% da biomassa total do tanque conforme o crescimento. O diâmetro máximo da partícula é variável. Observe na tabela abaixo os diferentes diâmetros máximos de partícula conforme o comprimento do peixe.
TABELA 1: Tamanho ótimo da partícula alimentar para Ictalurus punctatus, de acordo com o tamanho do peixe. (FONTE: MOREIRA, H. L. et al. Fundamentos da Moderna Aquicultura. 1.ed.)
-
Alevinos: Os alevinos deveram receber ração farelada a 10% da biomassa do tanque/dia em parcelas duas vezes ao dia. Até o final da alevinagem e início da engorda, deve-se ir diminuindo 3%/dia.
-
Engorda: Em tanques de engorda, é possível utilizar a alimentação diária, com base de 3% da biomassa/dia, dividida em duas vezes, considerando que 85% da quantidade de ração deve ser peletizada e 15% ração extrusada. Isso é utilizado para reduzir custos com alimentação, mas ainda podem usufruir das vantagens de dietas flutuantes. As necessidades diárias de alimentação do Ictalurus punctatus variam de acordo com o tamanho dos peixes e com a temperatura. Podemos observar isso na tabela abaixo.
TABELA 2: Necessidades diárias de alimentação de Ictalurus punctatus, alimentados uma vez ao dia. (FONTE: MOREIRA, H. L. et al. Fundamentos da Moderna Aquicultura. 1.ed.)
No Brasil, o período de engorda pode variar de oito a quinze meses (esse, no caso de regiões mais frias). Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, em que se abatem os peixes com peso de 450-600 gramas (após um ano de engorda), no Brasil é possível dobrar esse peso no mesmo período de tempo para engorda. As densidades de engorda podem variar de 1-2 peixes/m² dependendo das condições da propriedade. Uma das características de engorda do Bagre Americano é o seu crescimento desigual. Por exemplo, em 15 meses de cultivo na região sul, 65% dos peixes conseguem alcançar peso de 1,250g aproximadamente, 10% entre 2,5-3kg e 15% de 700g.
Abaixo está apresentado uma tabela que contém as exigências nutricionais para o Ictalurus punctatus.
TABELA 3: Exigências nutricionais para Ictalurus punctatus. (FONTE: MOREIRA, H. L. et al. Fundamentos da Moderna Aquicultura. 1.ed.)
Abaixo estão listados três links externos de publicações científicas complementares sobre o assunto. Para acessá-los, basta clicar neles e você será direcionado para o arquivo original.