Carpa-Cabeçuda: Anatomia e Morfologia do Trato Gastrointestinal
Aqui será possível compreender as características anatômicas e morfológicas do trato gastrointestinal da Carpa-Cabeçuda. De forma complementar aos textos, o Site Interativo Three Fish fornece conteúdo audiovisual autoral que compreende: imagens legendadas, vídeo explicativo em 360º e modelo anatômico manipulável legendado.
go, além de possuir comprimento total de aproximadamente 15 metros. De modo geral, seu trato gastrointestinal é subdividido em:
-
Cavidade bucofaríngea: A carpa-cabeçuda (Hypophthalmichthys nobiIis), por ser zooplanctófaga possuí em sua cavidade bucofaríngeana, dentes faríngeos planos e espatulados colocados estreitamente juntos, proporcionando uma grande área de superfície para processar o zooplâncton, além de possuírem rastros branquiais numerosos e bastante próximos. Sua mandíbula é bem mais longa que o seu maxilar, projetando-se a frente e apresentando lábios ósseos rígidos.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
-
Intestino anterior (Esôfago e Dilatação Intestinal): O esôfago apresenta-se sendo um tubo curto, largo, reto e musculoso, sendo repleto de botões gustativos. Devido ao fato de a Carpa-Cabeçuda não apresentar estômago (agástricos), o esôfago se conecta diretamente ao intestino, em uma porção mais dilatada do mesmo. Acredita-se que o desaparecimento do estômago na espécie foi devido a modificações necessárias, durante a evolução para permitir a destruição de grande quantidade de alimentos indigeríveis.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
-
Intestino médio (intestino propriamente dito): De modo geral, é o local onde ocorre a maior parte da absorção de íons, água e nutrientes. É longo, enovelado e serpenteia extensivamente pela cavidade visceral. Devido a seu hábito alimentar (consome alimentos de menor digestibilidade), a Carpa-Cabeçuda apresenta um intestino médio longo (se comparados peixes de habito alimentar carnívoro), permitindo que o alimento permaneça mais tempo em contanto com as enzimas absortivas, de modo a aumentar a eficácia da digestão, compensando o baixo valor nutritivo do alimento ingerido.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
-
Intestino Posterior (Reto): É a última porção do intestino, sendo formada pelo reto. Possuí uma parede muscular mais grossa e com capacidade de distensão, tendo baixa vascularização (se comparado as porções intestinais anteriores a ele), terminando na abertura anal.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
Logo abaixo está presente um vídeo audiovisual em 360º sobre a morfologia do trato gastrointestinal da Carpa-Cabeçuda.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
Logo abaixo está o modelo anatômico manipulável e legendado do trato gastrointestinal da Carpa-Cabeçuda.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).