Tilápia-do-Nilo: Anatomia e Morfologia Externa
Aqui será possível compreender as características anatômicas e morfológicas externas da Tilápia-do-Nilo. De forma complementar aos textos, o Site Interativo Three Fish fornece conteúdo audiovisual autoral que compreende: imagens legendadas, vídeo explicativo em 360º e modelo anatômico manipulável legendado.
A Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) é uma espécie que possuí várias características morfológicas, sendo elas:
-
Apresenta listras verticais, coloração acinzentada e corpo comprimido lateralmente. O corpo pode ser dividido em três regiões: cabeça, tronco e cauda. A cabeça estende-se da ponta do focinho até a abertura do opérculo, o tronco vai do opérculo até o orifício anal, e a partir dele, o início da cauda. Observem na imagem abaixo tais características:
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
-
A boca encontra-se na posição terminal, com lábio superior e lábio inferior;
-
Os olhos não possuem pálpebras, e atrás deles existe uma placa em forma de meia-lua, denominada opérculo, que serve como "tampa" para a cavidade branquial;
-
A Tilápia-do-Nilo possui quatro pares de brânquias, sendo que cada uma é formada por um arco branquial, no qual se inserem os filamentos branquiais;
-
Entre as brânquias estão às fendas branquiais, por onde passa a água. Observem na imagem abaixo tais características:
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
As nadadeiras são estruturas externas que auxiliam na natação e no equilíbrio. Dessa forma, a Tilápia-do-Nilo apresenta as seguintes nadadeiras:
-
Apresenta nadadeiras pares (nadadeiras peitorais e nadadeiras pélvicas), que possuem função de equilíbrio e manobra. As nadadeiras peitorais são transparentes;
-
Apresenta nadadeiras ímpares (nadadeira dorsal, nadadeira caudal e nadadeira anal). As nadadeiras dorsal e anal servem, geralmente, para dar estabilidade, controlando os movimentos. Já a nadadeira caudal, na maioria dos casos, serve para propulsão. A nadadeira dorsal é dividida em duas partes: uma anterior espinhosa, que serve como defesa contra predadores, e outra posterior escamosa. As nadadeiras anal e caudal são compostas por estrias verticais. Observem na imagem abaixo tais características:
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
-
A pele é composta por duas camadas sendo uma de origem ectodérmica e outra mesodérmica. É na derme que se formam as escamas, que possuem função protetora e reduzem o atrito ao nadar. As escamas que ficam sobre a linha lateral do corpo, contêm pequenos orifícios que ligam células sensoriais e terminações nervosas a parte exterior do animal.
Logo abaixo está presente um vídeo audiovisual 360º sobre a morfologia externa da Tilápia-do-Nilo.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
Logo abaixo está o modelo anatômico manipulável e legendado da Tilápia-do-Nilo.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).