Bagre Americano: Anatomia e Morfologia do Trato Gastrointestinal
Aqui será possível compreender as características anatômicas e morfológicas do trato gastrointestinal do Bagre Americano. De forma complementar aos textos, o Site Interativo Three Fish fornece conteúdo audiovisual autoral que compreende: imagens legendadas, vídeo explicativo em 360º e modelo anatômico manipulável legendado.
-
Intestino céfalico (cavidade bucofaríngea);
-
Intestino anterior (esôfago e estômago);
-
Intestino médio (porção ascendente, descendente e convoluta);
-
Intestino posterior (reto).
INTESTINO CÉFALICO (Cavidade bucofaríngea): De modo geral, apresenta lábios (superior e inferior), e
a cavidade bucofaríngea contém dentes. Além disso, existe a presença de arcos branquiais com quatro pares de brânquias e opérculo.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
INTESTINO ANTERIOR (Esôfago e Estômago): O esôfago do bagre americano é um órgão tubular relati-
vamente longo que liga a cavidade bucofaríngea ao estômago. Embora o bagre americano seja considerado uma espécie onívora, apresenta características de peixes carnívoros. Por exemplo, o estômago bem desenvolvido (característica de peixes que se alimentam com pouca frequência em longos períodos de tempo), ou seja, esse órgão além de realizar a digestão também serve como armazenamento. O estômago do bagre americano é em formato de "J" e possuí mucosa pregueada (característica de peixes de hábito alimentar carnívoro, por favorecer a distensão). Topograficamente, localiza-se caudal ao fígado, com a maior porção da região fúndica no antímero esquerdo, ventral a bexiga natatória e baço.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
INTESTINO MÉDIO (intestino propriamente dito): Apresenta intestino médio dividido anatomicamente
em três porções:
-
Porção Ascendente: É a menor porção, localizado no antímero direito, estendo-se do esfíncter pilórico até a primeira curva de alça intestinal;
-
Porção Descendente: É a porção mais alongada, estendo-se caudal ao fígado e ventral a vesícula biliar até a segunda curvatura;
-
Porção Convoluta: É a última porção do intestino médio, sendo uma característica de peixes onívoros e herbívoros, considerando que os carnívoros apresentam a porção final do intestino médio retilíneo e sem convulações.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
INTESTINO POSTERIOR (Reto): É a última porção intestinal, que se estende da válvula ileocecal até o ós-
tio anal. A abertura anal localize-se caudoventralmente às nadadeiras pélvicas e cranialmente ao óstio genital. Por apresentar pregas longitudinais em sua mucosa intestinal, favorece a passagem rápida de alimento pelo trato gastrointestinal (diferente dos herbívoros que possuem poucas pregas, resultando em um trânsito de passagem de alimento mais lento).
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
Logo abaixo está presente um vídeo audiovisual em 360º sobre a morfologia do trato gastrointestinal do Bagre Americano.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).
Logo abaixo está o modelo anatômico manipulável e legendado do trato gastrointestinal do Bagre Americano.
FONTE: Site Interativo Three Fish (2018).